2A - PRODUTOS EM ELABORAÇÃO – INDUSTRIALIZAÇÃO NO ESTABELECIMENTO

A finalidade desta ficha é acumular os custos e o respectivo ICMS transferidos para a produção, no estabelecimento, de um determinado produto, intermediário, semi-elaborado ou acabado, bem como, controlar os estoques de custo e de ICMS representativos de produto ainda não terminado.

A Ficha 2A registra a entrada de diversos códigos de insumos e a saída do código do produto controlado no cabeçalho da ficha (relação insumo/produto do tipo Muitos-para-Um).

A apuração do custo e ICMS contidos nas unidades finalizadas de produto em cada ficha 2A e transferidas para outra ficha (por exemplo, 3A – produto acabado - ou 2A –produto intermediário ou semi-elaborado - etc.) será obtida com base nas informações constantes na ficha técnica do produto “Ficha 5A - Ficha Técnica Unitária da Produção do Período”.

Para cada código de produto terminado e custeado através de Ficha 2A haverá uma única Ficha 5A para apuração do custo e ICMS unitários – relação biunívoca entre as Fichas 2A e 5A.

Deverá ser escriturada uma única ficha para cada espécie, marca, tipo, modelo e código de produto em processo de fabricação no estabelecimento, utilizando-se o sistema de controle permanente de estoques; vale dizer, o registro deverá ser feito a cada movimentação efetuada na produção, adotando, na avaliação do custo e do ICMS unitários dos produtos terminados e transferidos no período, os valores obtidos na “Ficha 5A – Ficha Técnica Unitária da Produção do Período”.